Publicidade
Mundo

Friedrich Merz é eleito chanceler da Alemanha após derrota em primeira votação

Apesar de coalizão, líder do partido conservador União Democrata Cristã (CDU) teve dificuldades para obter votos necessários para assumir o cargo

Imagem da noticia Friedrich Merz é eleito chanceler da Alemanha após derrota em primeira votação
Friedrich Merz é o novo primeiro-ministro da Alemanha | Divulgação/Tobias Koch
• Atualizado em
Publicidade

O líder do partido conservador alemão União Democrata Cristã (CDU), Friedrich Merz, foi eleito chanceler da Alemanha nesta terça-feira (6). A vitória do novo primeiro-ministro alemão veio horas após uma derrota considerada surpreendente em primeiro turno.

Merz recebeu 325 votos no segundo turno, número menor que as 328 cadeiras de sua coalizão, mas suficiente para ser eleito. Ele precisava de uma maioria de 316 dos 630 votos do Parlamento para assumir o cargo.

+ Brasil sobe 5 posições no ranking global de desenvolvimento humano

Mais cedo, ele havia recebido 310 votos, um revés considerado inesperado, já que um candidato a chanceler nunca deixou de vencer na primeira votação no parlamento desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

O partido de Merz saiu vencedor das eleições parlamentares em fevereiro e faz coalizão com o partido de centro-direita União Social Cristã (CSU) e com os social-democratas de centro-esquerda (SPD) – legenda do ex-primeiro-ministro, Olaf Scholz. A eleição nacional foi antecipada após o colapso do governo de Scholz.

O partido conservador venceu com 28,5% dos votos e precisou de uma outra legenda para formar um governo majoritário – a SPD obteve 16,4% dos votos.

*Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade