França eleva alerta de terrorismo ao nível máximo após ataque em Moscou
Atentado foi considerado ameaça por governo francês; decisão ocorre poucos meses antes de Paris sediar os Jogos Olímpicos
Camila Stucaluc
O governo francês decidiu elevar o alerta de terrorismo ao nível máximo na noite de domingo (24). A decisão, segundo o primeiro-ministro Gabriel Attal, ocorreu durante reunião do Conselho de Defesa e Segurança Nacional, que foi convocada pelo presidente Emmanuel Macron após o ataque terrorista em uma casa de shows na Rússia.
“Dada a reivindicação do Estado Islâmico de responsabilidade pelo ataque e as ameaças que pesam sobre nosso país, decidimos elevar a postura do Vigipirate ao seu nível mais alto: emergência de ataque”, anunciou o premiê, pelas redes sociais.
+ Tribunal de Moscou acusa quatro suspeitos por atentado terrorista em casa de show
Atualmente, o sistema de alerta terrorista da França conta com três níveis, sendo o último ativado apenas na sequência de um ataque na França ou no exterior ou quando uma ameaça é considerada iminente. O nível mais alto do sistema permite medidas de segurança excepcionais, como patrulhas pelas Forças Armadas em locais públicos.
A decisão de elevar o alerta vem meses antes de Paris sediar os Jogos Olímpicos. O evento está programado para começar dia 26 de julho, terminando em 11 de agosto. Já os Jogos Paralímpicos serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro. Em ambos os casos, a segurança da cidade será redobrada, com 30 mil policiais de patrulha.