Forças de Defesa de Israel interceptam míssil lançado do Iêmen
Caças israelenses atacarem alvos houthis na área do porto de Hodeida, no Iêmen, no sábado (20)
As Forças de Defesa de Israel disseram, neste domingo (21), que interceptaram "com sucesso" um míssil que se aproximava do país, lançado do Iêmen.
+ Serviço Secreto dos EUA diz que negou pedidos de Trump para mais segurança
"O projétil não atravessou o território israelense. O incidente foi concluído", acrescenta o comunicado, publicado no X (antigo Twitter). No sábado (20), caças israelenses atacarem alvos houthis na área do porto de Hodeida, no Iêmen. Os houthis são um movimento rebelde aliado do Irã.
De acordo com as Forças de Defesa de Israel, a ação foi contra "alvos militares terroristas" do movimento e foi realizada para parar e repelir "os ataques terroristas dos houthis após 9 meses de ataques aéreos contínuos contra o território israelense". Dizem ainda que o porto de Hodeida "serve como porta de entrada para armas iranianas para o regime terrorista houthi".
Na sexta-feira (19), uma pessoa morreu no centro de Tel Aviv, em Israel, em um ataque com drone reivindicado pelos houthis do Iêmen. O dispositivo foi detectado pelo Exército israelense, mas "uma falha humana" impediu o acionamento dos sistemas de interceptação e defesa, informou uma fonte militar à imprensa.
Segundo a Associated Press, o Ministério da Saúde do Iêmen disse que a ação de Israel no sábado matou seis pessoas e feriu outras 83, muitas com queimaduras graves. Havia também três pessoas desaparecidas.