Publicidade
Mundo

Fluxo de venezuelanos aumenta na fronteira com o Brasil

Em Pacaraima, Roraima, atendimento a imigrantes chegou a mais de 350 em um único dia de agosto

Publicidade

Nos últimos meses, o fluxo de venezuelanos que cruzam a fronteira com o Brasil em busca de novas oportunidades cresceu. A pé ou de carro, famílias chegam pelo município de Pacaraima, no norte de Roraima, em busca de dias melhores.

Segundo a Cáritas Brasileira, organização de apoio aos estrangeiros, o número de atendimentos aumentou em agosto. Apenas em um único dia, foram mais de 350 registros, enquanto a média dos outros meses é de cerca de 150 por dia.

+ Trump confirma presença na ONU e pode reencontrar Lula em meio a tensões comerciais

Logo na entrada de Pacaraima, há um alojamento preparado para acolher venezuelanos que não têm moradia. De lá, eles são encaminhados para instalações da Operação Acolhida em Boa Vista, administrada pelo Exército Brasileiro, ou direcionados para outros estados do país.

Para entrar no Brasil, os imigrantes precisam receber a aplicação obrigatória das vacinas contra a tríplice viral e a febre amarela. Com o apoio do Ministério da Saúde, também podem atualizar o esquema vacinal com outras doses necessárias.

De acordo com o coronel César Maia, do Exército Brasileiro, “no mês de agosto, a média tem sido de 300 a 400 pessoas sendo vacinadas por dia”.

Ainda segundo o Exército, é comum o aumento da chegada de imigrantes em agosto, seguindo um padrão registrado nos últimos anos.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade