Publicidade
Mundo

Fifa lança a Trionda, bola oficial da Copa do Mundo de 2026

Nome pode ser traduzido do espanhol como “três ondas” e celebra a primeira vez que três países vão sediar juntos o torneio: Canadá, México e Estados Unidos

Imagem da noticia Fifa lança a Trionda, bola oficial da Copa do Mundo de 2026
Fifa lança a Trionda, bola oficial da Copa do Mundo de 2026 | Divulgação/Adidas
Publicidade

A Fifa lançou nesta quinta-feira (2) a bola oficial da Copa do Mundo de 2026. Batizada de Trionda, o nome pode ser traduzido do espanhol como “três ondas” e celebra o fato de que, pela primeira vez, três países vão sediar juntos o torneio: Canadá, México e Estados Unidos.

+ Copa do Mundo 2026: preços de ingressos variam de R$ 320 a R$ 39 mil, diz site

“O design simboliza a união e a paixão das nações-sede. Estou feliz e orgulhoso em apresentar a Trionda. A adidas criou mais uma bola icônica da Copa do Mundo”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
“Mal posso esperar para ver essa bola balançando as redes. A contagem regressiva para a maior Copa do Mundo da Fifa já começou – e a bola está rolando!”, completou.

A bola traz as cores vermelho, verde e azul, em referência às cores dos três países-sede, além de elementos que simbolizam a união histórica entre Canadá, México e Estados Unidos.

Ícones que representam cada país foram incorporados ao design: uma folha de bordo para o Canadá, uma águia para o México e uma estrela para os Estados Unidos. Detalhes em dourado remetem ao Troféu da Copa do Mundo da Fifa.

+ Conmebol propõe à Fifa mais jogos da Copa do Mundo de 2030 na América do Sul

+ FIFA divulga os mascotes da Copa do Mundo de 2026; confira os nomes

A fabricante Adidas promete ainda inovações de desempenho, com costuras que garantem maior estabilidade no voo e controle uniforme da bola no ar. Ícones em relevo, visíveis apenas de perto, aumentam a aderência em chutes e dribles, inclusive em condições úmidas.

A tecnologia também é destaque. Assim como na Copa anterior, a Trionda inclui um chip de sensor de movimento de 500Hz, que fornece dados detalhados em tempo real para o sistema do árbitro assistente de vídeo (VAR). O recurso ajuda os juízes na análise de lances, como os de impedimento.

Publicidade

Assuntos relacionados

Copa do Mundo
Futebol
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade