FIFA divulga os mascotes da Copa do Mundo de 2026; confira os nomes
Mundial contará com três sedes e cada mascote representa um país
SBT Brasil
A FIFA revelou nesta quinta-feira (25) os mascotes oficiais da Copa do Mundo de 2026, a primeira da história a ser disputada em três países simultaneamente: Canadá, México e Estados Unidos.
+ São Paulo perde mais uma vez para a LDU e está eliminado da Libertadores
O alce Maple representará o Canadá. O nome faz referência à folha símbolo do país, presente na bandeira nacional. Dentro de campo, o personagem assume a posição de goleiro.
Do lado mexicano, a mascote escolhida é a onça Zayu, que simboliza o espírito vibrante do povo local. Durante os jogos, o personagem ganha vida como atacante.
+ Ex-jogador do Arsenal morre após sofrer lesão cerebral durante partida
Já nos Estados Unidos, a águia-careca Clutch — uma das figuras mais icônicas da nação — será a mascote. No torneio, o animal aparece como meio-campista, com a missão de unir os torcedores em torno do maior campeonato de futebol do planeta.
Mudanças da próxima edição
Em 2026, a Copa do Mundo passará a ter 48 seleções. Esta será a primeira vez que um Mundial vai contar com três sedes, visto que, até então, com exceção de 2022 (Japão e Coreia do Sul), todas tiveram apenas uma.
A competição, neste sentido, terá doze grupos de quatro seleções. As duas melhores de cada chave e as oito melhores terceiras colocadas avançam à segunda fase, que dará início ao mata-mata.
+ Maratonista etíope Shewarge Alene morre aos 30 anos após passar mal em treino
Cada uma das 48 seleções atuará em três grandes áreas: Costa Oeste, Central e Costa Leste. A abertura acontece no dia 11 de junho, no estádio Azteca, na Cidade do México, em partida com os donos da casa. A final, por sua vez, ocorre no dia 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Por fim, a fase de grupos terá 72 jogos (entre 11 e 27 de junho). A primeira parte do mata-mata irá de 28 de junho a 3 de julho, em 14 cidades, enquanto as oitavas de final ocorrerão em oito estádios, entre 4 e 7 de julho. A partir das quartas de final, a Copa do Mundo terá partidas apenas nos Estados Unidos.