Mundo

FBI prende juíza dos EUA acusada de impedir detenção de imigrante; magistrada é solta horas depois

Polícia americana disse que Hannah Dugan deixou mexicano fugir durante audiência em seu tribunal

• Atualizado em

O FBI prendeu nesta sexta-feira (25) uma juíza dos Estados Unidos acusada de tentar obstruir uma operação de detenção de imigrantes. Hannah Dugan, do Tribunal de Milwaukee, em Wisconsin, foi liberada horas depois.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O anúncio da prisão foi feito pelo diretor do FBI, Kash Patel. "O FBI prendeu a juíza Hannah Dugan, em Milwaukee, Wisconsin, sob a acusação de obstrução — após evidências de que a juíza Dugan obstruiu uma operação de prisão de imigrantes", disse Patel.

Segundo Patel, a juíza ordenou que agentes do tribunal deixassem que Eduardo Flores Ruiz, um imigrante mexicano, escapasse do tribunal e, assim, da prisão. A polícia diz que Dugan colocou o imigrante e seu advogado para fora do tribunal quando soube que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA estariam no local.

A juíza teria ficado irritada com a chegada dos agentes e considerou a situação "absurda". Eduardo foi preso em seguida, durante uma perseguição a pé.

Defesa

A juíza lamentou a prisão. “A juíza Dugan lamenta profundamente e protesta contra sua prisão. Ela não foi feita em nome da segurança pública”, disse seu advogado, Craig Mastantuono, durante a audiência de custódia.

A prisão ocorre em meio a uma crescente disputa entre o governo Trump e o judiciário sobre as políticas de imigração da Casa Branca.

* com informações da Associated Press

Assuntos relacionados

crise migratória
Estados Unidos

Últimas Notícias