FBI prende juíza dos EUA acusada de impedir detenção de imigrante; magistrada é solta horas depois
Polícia americana disse que Hannah Dugan deixou mexicano fugir durante audiência em seu tribunal

SBT News
O FBI prendeu nesta sexta-feira (25) uma juíza dos Estados Unidos acusada de tentar obstruir uma operação de detenção de imigrantes. Hannah Dugan, do Tribunal de Milwaukee, em Wisconsin, foi liberada horas depois.
O anúncio da prisão foi feito pelo diretor do FBI, Kash Patel. "O FBI prendeu a juíza Hannah Dugan, em Milwaukee, Wisconsin, sob a acusação de obstrução — após evidências de que a juíza Dugan obstruiu uma operação de prisão de imigrantes", disse Patel.
+ Trump cometeu 100 violações dos direitos humanos em 100 dias de governo, diz organização
Segundo Patel, a juíza ordenou que agentes do tribunal deixassem que Eduardo Flores Ruiz, um imigrante mexicano, escapasse do tribunal e, assim, da prisão. A polícia diz que Dugan colocou o imigrante e seu advogado para fora do tribunal quando soube que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA estariam no local.
A juíza teria ficado irritada com a chegada dos agentes e considerou a situação "absurda". Eduardo foi preso em seguida, durante uma perseguição a pé.
Defesa
A juíza lamentou a prisão. “A juíza Dugan lamenta profundamente e protesta contra sua prisão. Ela não foi feita em nome da segurança pública”, disse seu advogado, Craig Mastantuono, durante a audiência de custódia.
A prisão ocorre em meio a uma crescente disputa entre o governo Trump e o judiciário sobre as políticas de imigração da Casa Branca.
* com informações da Associated Press