Publicidade
Mundo

Exército ucraniano alerta sobre possível nova ofensiva russa

Alvo seria a região de Kharkiv, no nordeste, um dos principais focos de combate entre os dois países

Imagem da noticia Exército ucraniano alerta sobre possível nova ofensiva russa
Comandante militar da Ucrânia, general Oleksandr Syrskyi alerta sobre possível nova ofensiva russa | REUTERS/Valentyn Ogirenko
,
• Atualizado em
Publicidade

O principal comandante militar da Ucrânia, general Oleksandr Syrskyi, alertou no último sábado (5) sobre uma possível nova ofensiva das forças russas na região de Kharkiv, no nordeste do país.

Por conta de sua importância econômica para a Ucrânia, Kharkiv tem sido um dos principais focos de combates desde o início da invasão russa, em 2022. Tanto Rússia quanto Ucrânia tentam manter o controle da região.

Segundo Syrskyi, Moscou continua avançando gradualmente em várias partes da linha de frente, recorrendo a ofensivas sucessivas de infantaria.

+ Líder iraniano Ali Khamenei faz primeira aparição pública após trégua com Israel

Nos últimos meses, as tropas russas também conseguiram estabelecer um pequeno ponto de apoio na região de Sumy, ao norte da Ucrânia, ampliando a pressão sobre o território nas áreas de fronteira.

“Dediquei dois dias ao trabalho com unidades na região de Kharkiv”, afirmou Syrskyi em uma publicação no aplicativo Telegram. O comandante relatou que passou esse período conversando com líderes militares locais, avaliando as condições no campo de batalha e levantando as necessidades das tropas na linha de frente.

“Os russos estão tentando pressionar com números, mas precisamos estar preparados, adotar soluções táticas e tecnológicas adequadas para impedir o avanço do inimigo”, declarou.

+ Houthis do Iêmen lançam ataque contra Israel

Ataques recentes

As unidades de defesa aérea da Rússia derrubaram dezenas de drones ucranianos em áreas amplamente dispersas do país, incluindo dois próximos à segunda maior cidade russa, São Petersburgo, segundo autoridades locais.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que, no total, 42 drones foram abatidos em um período de três horas. Destes, 37 foram interceptados nas regiões fronteiriças de Belgorod, Bryansk e Kursk.

+ Após romper com Trump, Elon Musk anuncia criação de novo partido político nos EUA

A Ucrânia tem intensificado o uso de drones em ataques a alvos no interior do território russo. No mês passado, uma operação batizada de "Teia de Aranha" atingiu diversos bombardeiros russos em bases aéreas.

Por outro lado, as forças russas também aumentaram o uso de drones em ataques contra cidades ucranianas. Na noite de quinta-feira (3), a Força Aérea da Ucrânia registrou um número recorde de 539 drones e 11 mísseis lançados contra Kiev.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade