Ex-presidente do Parlamento da Ucrânia é morto a tiros em Lviv, oeste do país
Andriy Parubiy, de 54 anos, foi alvejado em plena luz do dia; autoridades não confirmaram se o crime tem ligação com a guerra contra a Rússia

Reuters
O ex-presidente do Parlamento da Ucrânia, Andriy Parubiy, de 54 anos, foi assassinado a tiros neste sábado (30), na cidade de Lviv, no oeste do país. Segundo a Procuradoria-Geral, um atirador disparou diversas vezes contra o político, que morreu no local. O agressor conseguiu fugir e uma operação de busca foi iniciada.
A Polícia Nacional informou que o ataque ocorreu por volta do meio-dia no horário local. As autoridades não confirmaram se o crime tem ligação direta com a guerra em andamento contra a Rússia.
+ Ataque russo em Zaporizhzhia, na Ucrânia, deixa um morto e 24 feridos
Parubiy ocupou a presidência do Parlamento ucraniano entre abril de 2016 e agosto de 2019. Ele também ganhou destaque ao liderar os protestos de 2013 e 2014, que defendiam uma maior aproximação da Ucrânia com a União Europeia.
Em 2014, Parubiy foi secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, durante o início do conflito no leste do país e no período da anexação da Crimeia pela Rússia.
+ Trump deixa a Casa Branca para jogar golfe após boatos de morte viralizarem nas redes sociais
O prefeito da cidade, Andriy Sadovyi, afirmou que a captura do autor e o esclarecimento das circunstâncias do assassinato são considerados prioridade máxima.