Europeus prometem bilhões em apoio militar à Ucrânia enquanto enviado dos EUA se encontra com Putin
Ucrânia endossou proposta de cessar-fogo dos EUA; Rússia impôs condições de longo alcance

SBTNews
Países europeus prometeram nesta sexta-feira (11) enviar bilhões de dólares em financiamento adicional para ajudar a Ucrânia a continuar lutando contra a invasão da Rússia. Enquanto isso, um enviado dos EUA buscava esforços de paz em uma viagem para se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, em meio a crescentes dúvidas sobre a disposição do Kremlin de interromper a guerra que já dura mais de três anos.
+ Zelensky critica China e diz que país 'fecha os olhos' para cidadãos lutando na Ucrânia
+ Zelensky exige explicações após Ucrânia capturar soldados chineses lutando pelo exército russo
A Ucrânia endossou uma proposta de cessar-fogo dos EUA, mas a Rússia impôs condições de longo alcance. "A Rússia precisa se movimentar" rumo ao fim da guerra, publicou o presidente dos EUA, Donald Trump, nas redes sociais.
Na Rússia, o Kremlin informou que o enviado de Trump, Steve Witkoff, se encontrou com Putin em São Petersburgo. "Este é mais um passo no processo de negociação rumo a um cessar-fogo e a um acordo de paz definitivo", disse a Casa Branca.
A agência de notícias estatal russa RIA Novosti disse que o encontro de Witkoff com Putin durou 4 horas e meia e citou o Kremlin dizendo que os dois discutiram "aspectos" do fim da guerra, sem fornecer detalhes.
Europa
Depois de presidir uma reunião de apoiadores ocidentais da Ucrânia em Bruxelas, o secretário de Defesa britânico, John Healey, disse que novas promessas de ajuda militar totalizaram mais de 21 bilhões de euros (US$ 24 bilhões), "um aumento recorde no financiamento militar para a Ucrânia. "Também estamos aumentando esse apoio à luta na linha de frente", informou o secretário, sem dar detalhes.
A Ucrânia, no entanto, já reclamou no passado que alguns países repetem ofertas antigas em conferências de doações ou não entregam armas e munições reais no valor prometido.
* com informações da Associated Press