UE está em "encruzilhada" e deve buscar mais independência, diz Ursula von der Leyen
A Presidente da Comissão Européia afirma que o bloco precisa de suas próprias "alavancas de poder" para enfrentar um mundo em mudança rápida



SBT News
com informações da Reuters
A União Europeia precisa acelerar seu esforço de independência para se defender em um mundo em rápida mudança, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quarta-feira (21).
"Estamos em uma encruzilhada. A Europa prefere o diálogo e as soluções, mas estamos totalmente preparados para agir, se necessário, com unidade, urgência e determinação", afirmou von der Leyen em um discurso no Parlamento Europeu.
"Neste mundo cada vez mais sem lei, a Europa precisa de suas próprias alavancas de poder", disse ela.
"Nós as conhecemos: Uma economia forte, um mercado único e uma base industrial próspera, uma forte capacidade de inovação e tecnologia, sociedades unidas e, acima de tudo, uma capacidade real de nos defendermos."
Von der Leyen disse que é "mais importante do que nunca" manter o foco na Ucrânia, enquanto a UE trabalha com os EUA e outros parceiros para fortalecer a segurança na região do Ártico, onde fica a Groenlândia.
A fala de von der Leyen foi feita um dia após Emmanuel Macron, presidente da França, criticar o ressurgimento de "ambições imperialistas" e o enfraquecimento do direito internacional, em meio às tensões da Europa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, a União Europeia não deve se curvar à "lei do mais forte".









