Mundo

EUA reforçam oferta de U$10 milhões por informações sobre o Hezbollah na Tríplice Fronteira

Programa do Departamento de Estado busca desmantelar rede financeira do grupo terrorista na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai

Imagem da noticia EUA reforçam oferta de U$10 milhões por informações sobre o Hezbollah na Tríplice Fronteira
Casa Branca, sede do governo dos EUA, em Washington.

Washington DC - A oferta feita pelo programa Rewards for Justice (Recompensa pela Justiça), do Departamento de Estado norte-americano, segue aberta. São US$ 10 milhões (R$ 55 milhões) oferecidos a pessoas com informações que possam levar à neutralização do Hezbollah na tríplice fronteira – região entre Brasil, Argentina e Paraguai.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

"O Hezbollah arrecada dinheiro por meio de atividades ilegais como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, de carvão e petróleo, comércio ilegal de diamantes. Eles também se infiltram ilegalmente em atividades comerciais, como venda de imóveis", disse uma autoridade do governo norte-americano.

A oferta foi feita no dia 19 de maio e o pagamento pode ser feito de várias formas, segundo uma outra autoridade. "Quando falamos do pagamento a uma fonte, esse é um processo que envolve a revisão por parte de um comitê em Washington DC", explica. Se há sucesso na denúncia e o comitê concorda com o pagamento, uma data é estabelecida – algo que pode levar meses e varia caso a caso. "Podemos pagar em várias moedas, incluindo criptomoedas", disse a autoridade em conversa com os jornalistas na terça-feira (10). A principal preocupação é a segurança da fonte.

“Estamos buscando por dicas que podem nos ajudar a identificar e desmontar o esquema do Hezbollah como os doadores de dinheiro, por exemplo, facilitadores nacionais, instituições financeiras que ajudem a organização, negócios que eles controlam ou possuam, empresas de fachada que compram tecnologia para eles ou qualquer esquema criminoso para beneficiá-los”, explicou o representante do governo norte americano.

O Hezbollah, uma organização considerada terrorista pelos Estados Unidos, tem sede no Líbano, onde recebe armas, dinheiro e treinamento do Irã, país que o secretário de Estado Marco Rubio identifica como nação patrocinadora do terrorismo. "O Hezbollah gera anualmente um bilhão de dólares de uma combinação de financiamento direto pelo Irã, investimentos de negócios estrangeiros, redes do doadores internacionais, corrupção e lavagem de dinheiro”, disse a fonte do governo dos EUA.

As denúncias podem ser feitas por Qhatsapp, Signal ou Telegram no número +1 202 702 7843. O programa Rewards for Justice garante sigilo do denunciante.

Assuntos relacionados

Hezbollah

Últimas Notícias