EUA fazem novo ataque a embarcação no Pacífico e matam 2 pessoas
Até o momento, as autoridades americanas não divulgaram detalhes sobre a nacionalidade dos envolvidos

Antonio Souza
Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (23) um ataque contra uma embarcação supostamente operada por narcotraficantes no Oceano Pacífico, que resultou na morte de duas pessoas, segundo informou o Comando Sul das Forças Armadas dos EUA (SOUTHCOM).
De acordo com o comando militar, a ação foi realizada sob ordens do secretário de Defesa, Pete Hegseth. Um integrante da embarcação sobreviveu ao ataque.
Após a operação, o Comando Sul informou que notificou imediatamente a Guarda Costeira dos Estados Unidos para ativar o protocolo de Busca e Resgate, com o objetivo de localizar e retirar o sobrevivente da área.
Até o momento, as autoridades americanas não divulgaram detalhes sobre a nacionalidade dos envolvidos, o tipo de embarcação atingida ou a quantidade de drogas que estaria sendo transportada.
Combate ao narcotráfico no Pacífico
O Comando Sul dos EUA é responsável por operações militares e de segurança na América Latina e no Caribe, incluindo ações de interdição marítima contra o tráfico internacional de drogas, uma das principais rotas do narcotráfico na região do Pacífico.
Ao menos 30 embarcações no Mar do Caribe e no Pacífico já foram destruídas desde setembro, quando o país iniciou uma operação naval contra o narcotráfico, perto das costas da Venezuela e da Colômbia.
Além de navios de guerra e submarinos já mobilizados, a Casa Branca enviou caças F-35 à região, bem como o porta-aviões USS Gerald R. Ford, considerado o maior e mais moderno do mundo.
O presidente Donald Trump acusa cartéis latino-americanos, principalmente venezuelanos, de transportarem drogas para os Estados Unidos pelo mar.









