Publicidade
Mundo

EUA e União Europeia estão perto de fechar acordo tarifário de 15%

Diplomatas confirmam que bloco europeu tenta evitar tarifas de 30% dos EUA com concessões em setores como automóveis e farmacêuticos

Imagem da noticia EUA e União Europeia estão perto de fechar acordo tarifário de 15%
Porto de Hamburgo, Alemanha | Foto: reprodução/Reuters
,
Publicidade

A União Europeia está próxima de concluir um acordo comercial com os Estados Unidos que pode resultar na aplicação de uma tarifa de 15% sobre produtos europeus exportados para o mercado norte-americano. A medida evitaria uma taxação mais severa de 30%, anunciada pelo presidente Donald Trump e prevista para entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (23) por dois diplomatas europeus.

+Trump fecha acordo comercial com Japão e tarifas caem para 15%

Autoridades da Comissão Europeia, responsável pelas negociações em nome dos 27 países do bloco, informaram aos embaixadores da UE que as tratativas com representantes do governo norte-americano avançaram. A decisão final, no entanto, caberá a Trump.

O novo imposto de 15% poderia incidir sobre setores estratégicos como automóveis e produtos farmacêuticos, sem se somar às tarifas já existentes, que giram em torno de 5%. Em contrapartida, setores como aeronaves, madeira, alguns medicamentos e produtos agrícolas poderiam ficar isentos, segundo fontes diplomáticas. Trump, por outro lado, não sinalizou disposição para reduzir a tarifa de 50% sobre o aço, segundo afirmaram os negociadores.

+ Na OMC, Brasil critica tarifas de Trump: "arbitrárias e implementadas de maneira caótica"

Mais cedo, a Comissão Europeia afirmou que sua prioridade é alcançar uma solução negociada para evitar a tarifa de 30%. Paralelamente, o bloco prepara contratarifas de 93 bilhões de euros sobre produtos norte-americanos. A proposta será votada pelos Estados-membros da UE nesta quinta-feira (24), mas nenhuma medida entraria em vigor antes de 7 de agosto.

Caso as tarifas de 30% sejam aplicadas, diplomatas afirmam que há forte apoio entre os governos europeus para ativar as chamadas medidas "anticoerção", que permitiriam retaliar os EUA em setores como serviços e tecnologia.

+Trump fecha acordo com Filipinas antes de tarifaço global

O acordo em negociação com a UE segue os moldes do pacto firmado entre Estados Unidos e Japão, considerado o mais significativo desde o início da ofensiva tarifária de Trump, em abril. Assim como no modelo japonês, o destaque está na uniformização da tarifa de 15% sobre carros, em substituição à atual taxa de 27,5% imposta por Washington, modelo que interessa particularmente a países como Alemanha e França.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade