Estados Unidos prestam condolências ao Brasil por enchentes no Rio Grande do Sul
Jake Sullivan, chefe do Conselho de Segurança Nacional dos Estados, telefonou para Celso Amorim, assessor especial de Lula
SBT News
O assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim, conversou com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, por telefone nesta quinta-feira (16).
A autoridade estadunidense expressou condolências em nome do presidente Joe Biden e do povo dos EUA ao Rio Grande do Sul e às pessoas impactadas pelas fortes chuvas no estado.
Segundo informou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Sullivan reiterou apoio dos EUA e compromisso de trabalhar em colaboração com o Brasil na prestação da assistência necessária para atendimento ao Rio Grande do Sul.
Amorim e Sullivan também discutiram o progresso no aprofundamento da relação bilateral e no enfrentamento de desafios globais e regionais, incluindo esforços para ampliar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza e garantir a libertação de reféns israelenses.
Também conversaram sobre a situação atual na Ucrânia, em guerra com a Rússia, e sobre o processo eleitoral na Venezuela.