Estados Unidos conta com longo histórico de atentado contra políticos; entenda
Antes do atentado que feriu o ex-presidente, no último sábado, 13, os norte-americanos vivenciaram pelo menos outros quinze episódios semelhantes.
A tentativa de assassinato sofrida por Donald Trump é mais um capítulo de uma longa história de violência política, contra republicanos e democratas, nos estados unidos.
O primeiro deles é retratado nesta ilustração sobre a tentativa de assassinato, a tiros, contra o presidente democrata Andrew Jackson, em 1835.
Trinta anos depois, o republicano Abraham Lincoln, que liderou o país durante o fim da escravidão, assistia a uma peça de teatro quando levou um tiro na nuca e morreu um dia depois.
Nas décadas seguintes, ocorreram outros episódios de violência na política norte - americana. Destaque para o tiro na cabeça que matou o democrata John Kennedy, durante uma carreata, em Dallas, em 1963, e para o atentado contra Ronald Reagan, em 1981, o republicano foi baleado, mas conseguiu escapar com vida.
O último episódio deste tipo havia acontecido em 2005, na Geórgia, ex - República Soviética no leste europeu, uma granada foi lançada durante discurso do republicano George W. Bush, mas não explodiu.