"Está longe de terminar", diz premiê israelense sobre guerra com Hamas
Benjamin Netanyahu visitou tropas na Faixa de Gaza; projeção do Ministério das Finanças é que conflito dure até fevereiro de 2024
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a guerra com o grupo extremista Hamas, iniciada em 7 de outubro, está longe de terminar. A declaração foi dada na 2ª feira (25.dez) durante visita do premiê aos soldados atuantes na Faixa de Gaza - palco principal do conflito -, a segunda desde o começo do conflito.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
“Será uma luta longa e não está perto de terminar. Precisamos de paciência, coesão, unidade e adesão à missão. Não paramos, continuamos lutando e aprofundamos os combates no próximo dia”, disse Netanyahu.
Pouco depois, o Ministério das Finanças de Israel anunciou que a guerra provavelmente custará ao país pelo menos US$ 14 bilhões em 2024, projetando que os combates irão durar até fevereiro. O montante servirá para elevar os gastos com defesa e segurança. O valor, segundo a pasta, poderá ser atualizado caso o conflito se prolongue.
+ Maior rival de Putin é encontrado em prisão no Ártico
O conflito entre Israel e Hamas completou três meses no último dia 8, provocando mais de 21 mil mortos em ambos os lados da fronteira. Cerca de 80% dos civis em Gaza estão deslocados e continuam enfrentando escassez de água, comida e energia, mesmo com a abertura da passagem de Rafah, no sul da região, para a entrada de ajuda humanitária.