Publicidade
Mundo

Equador adota ação emergencial em meio a seca e corta energia em metade das províncias

Apagão ocorreu no domingo (22) e durou nove horas; regiões já enfrentam cortes de energia noturnos de oito horas

Imagem da noticia Equador adota ação emergencial em meio a seca e corta energia em metade das províncias
Suspensão do fornecimento da energia durou das 8h às 17h | Pexels
Publicidade

O governo do Equador suspendeu o fornecimento de energia elétrica no domingo (22) em 12 das 24 províncias do país. A medida, que ficou em vigor por nove horas (das 8h às 17h, no horário local), foi tomada pelo Comitê de Operações de Emergência, que vem acompanhando a situação de seca histórica no país.

O apagão se somou aos cortes de energia noturnos de oito horas, que ocorrem de segunda a quinta-feira. Segundo o governo, o objetivo é mitigar os efeitos da crise energética e hídrica, agravadas pelo período de estiagem. Ao todo, 19 províncias estão em alerta vermelho devido à escassez de água e ao aumento de incêndios.

“Estamos em 19 províncias com escassez de água, incêndios e insegurança alimentar. As entidades correspondentes devem aceitar e cumprir a resolução que declara um alerta vermelho”, disse a ministra do Meio Ambiente, Ines Manzano.

+ Explosão em mina de carvão deixa ao menos 51 mortos e 20 feridos no Irã

Além da seca, o governo cita que a falta de manutenção das barragens existentes e de novos contratos agravaram o fornecimento dos recursos hídricos e, consequentemente, de energia elétrica. Em meio ao cenário, as autoridades anunciaram a contratação de um navio gerador e a construção de geradores permanentes em terra.

Publicidade

Assuntos relacionados

Equador
Seca
energia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade