Enchentes causam destruição no sul da Alemanha; 5 pessoas morreram
Estados da Baviera e Baden-Württemberg foram os mais atingidos; número de desalojados passa de 6 mil
SBT News
Chuvas persistentes e intensas atingem o sul da Alemanha desde o fim de semana, causando enchentes e inundações que já deixaram ao menos cinco mortos e vários desalojados. Os estados da Baviera e Baden-Württemberg foram os mais atingidos.
Distritos localizados na região declararam estado de emergência, e cerca de 20 mil profissionais, incluindo serviços de emergência, corpo de bombeiros e polícia, foram mobilizados para auxiliar nos resgates. Ao menos 6.600 pessoas precisaram ser evacuadas. Um bombeiro morreu durante uma ação de resgate, e outro está desaparecido.
Os corpos de três vítimas foram encontrados no porão inundado de casas atingidas, enquanto o corpo de outra vítima foi recuperado de um carro que afundou durante a inundação. A quinta vítima foi encontrada nesta terça-feira (4), na cidade de Markt Rettenbach.
Segundo a polícia, trata-se de um motorista que aparentemente ignorou as barreiras que bloqueavam uma estrada inundada na segunda-feira .
Devido à extensão dos danos, o governador da Baviera, Markus Söder, anunciou nesta terça-feira um pacote de ajuda emergencial aos afetados.
Ele visitou o município de Reichertshofen, um dos mais atingidos pelas chuvas, com o primeiro-ministro alemão Olaf Scholz. Entre os pacotes anunciados está a ajuda imediata de até 200 mil euros a empresas e profissionais atingidos, e 5 mil euros às famílias afetadas. É esperado um pacote de ajuda adicional do Governo Federal.