Enchente na Espanha: número de mortos chega a 205
Mais de 1.700 militares de Marinha, Exército e Aeronáutica buscam desaparecidos
O número de pessoas mortas vítimas da enchente na Espanha subiu para 205. Dessas, 202 foram registradas nas cidades da província de Valência, de acordo com balanço do Centro de Emergência Valenciano, divulgado nesta sexta-feira (1º).
As outras três mortes ocorreram nas comunidades de Andaluzia e Castilla-La Mancha. O país está no segundo dia de luto oficial após um temporal, na terça-feira (29), causar inundações nessas regiões.
Nesta manhã, a ministra da Defesa, Margarita Robles, destinou mais 500 militares para buscar desaparecidos, abrir estradas e prestar socorro para atingidos. Ao todo, o número de tropas em apoio, entre Exército, Aeronáutica e Marinha, passa de 1.700.
Pedro Sánchez, presidente da Espanha, afirmou que o risco das enchentes não acabou devido a um próximo período de chuvas nas regiões afetadas. Em Huelva (vermelho no mapa), a previsão para as 12 horas seguintes é de um temporal de 140 mm, segundo a Agência Estatal de Metereologia (Aemet).
Considerada a pior catastrofe natural do século, 23 mil endereços estão sem luz e milhares de pessoas não possuem acesso à agua. O número de clientes sem eletricidade chegou a 132 mil.