Publicidade
Mundo

Embaixador da África do Sul é encontrado morto em hotel na França

Caso será investigado pela polícia parisiense; suspeita é que diplomata tenha tirado a própria vida

Imagem da noticia Embaixador da África do Sul é encontrado morto em hotel na França
Embaixador Nathi Mthethwa foi encontrado morto em Paris | Flickr
Publicidade

O embaixador da África do Sul na França, Nathi Mthethwa, foi encontrado morto no pátio de um hotel em Paris, na terça-feira (30). O diplomata, de 58 anos, estava desaparecido desde a tarde de segunda-feira (29), quando falou por telefone com a esposa pela última vez.

Em comunicado, o Ministério Público de Paris informou que abrirá uma investigação “para chegar à compreensão dos fatos”. A suspeito, no entanto, é que Mthethwa tenha causado a própria morte, já que, em ocasiões anteriores, havia expressado a intenção de tirar a própria vida à esposa.

Segundo o promotor Laure Beccuau, Mthethwa estava hospedado em um quarto no 22º andar do hotel. Ele disse que os investigadores não encontraram sinais de luta ou vestígios de medicamentos ou narcóticos no local, mas que o mecanismo de segurança da janela havia sido aberto à força.

Mthethwa era um integrante de alto escalão do Congresso Nacional Africano (CNA), partido que introduziu o governo democrático na África do Sul, em 1994, com Nelson Mandela. Ele chegou a atuar como ministro dos Esportes, Artes e Cultura, e servia como embaixador em Paris desde dezembro de 2023.

+ Desabamento de escola na Indonésia deixa 3 mortos e 38 desaparecidos

Em nota, o ministro das Relações Exteriores da África do Sul, Ronald Lamola, lamentou a morte de Mthethwa. "Não tenho dúvidas de que sua morte não é apenas uma perda nacional, mas também é sentida dentro da comunidade diplomática internacional. O governo da África do Sul estende suas mais profundas e sinceras condolências à família do Embaixador Mthethwa, e a seus amigos e colegas durante este período de imensa dor", disse.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade