Termômetros batem 33,5°C e cidade de SP registra tarde mais quente desde março
Estado está em alerta para queimaduras, bem como para baixa umidade do ar

Camila Stucaluc
O mês de setembro terminou com temperaturas elevadas em grande parte do Brasil. Na cidade de São Paulo, os termômetros marcaram 33,5ºC na terça-feira (30), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrando a tarde mais quente do ano desde março, quando as temperaturas chegaram a 34,8ºC.
A marca acontece em meio a chegada da primavera, que elevou as temperaturas em todo o estado de São Paulo. A Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de queimaduras em diversos municípios, como Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas e Sorocaba, até o próximo sábado (4).
+ Sistema Cantareira entra em restrição e famílias relatam falta de água em SP
O alerta também vale para a baixa umidade do ar, já que os índices devem atingir valores próximos aos 40% — ficando abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de prejudicar o bem-estar, as condições dificultam a dispersão de poluentes e favorecem as queimadas, comprometendo a qualidade do ar.
Veja os cuidados durante o período de baixa umidade
Umidade entre 30% a 20%
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente através de vaporizantes, toalhas molhadas, recipientes com água;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;
- Beber bastante água.
Umidade entre 20% a 12%
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre 10h e 16h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e narinas.
Umidade abaixo dos 12%
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre as 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondências, entre outras;
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, entre as 10h e 16h;
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente, quarto de crianças.
Outros recordes
Outras cidades também registraram temperaturas elevadas na terça-feira (30). Foi o caso Coxim (MS), de Rondonópolis (MT), Pedro Gomes (MS) e de São Miguel do Araguaia (GO), onde os termômetros ultrapassaram os 40ºC. Já no Triângulo Mineiro, no interior do Ceará e do Rio Grande do Norte as temperaturas se aproximaram dos 38°C.
Outubro começa com aumento de calor
Os primeiros dias de outubro de 2025 serão marcados pelo aumento do calor numa grande área do país, segundo o Climatempo. Temperaturas em torno e até um pouco acima dos 40°C poderão ser observadas nos próximos dias no norte do Paraná, nos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, no interior do Nordeste, Tocantins, sul e leste do Pará, áreas de Rondônia, do Acre e do extremo sul do Amazonas.