Publicidade
Mundo

Embaixada dos EUA incentiva brasileiros a deixar país: "Até o E.T. sabia a hora de voltar para casa"

Em publicação, embaixada sugere que imigrantes em situação irregular usem aplicativo oficial para retorno voluntário ao Brasil

• Atualizado em
Publicidade

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nesta quarta-feira (23) uma mensagem direcionada a imigrantes brasileiros que vivem ilegalmente no território norte-americano, incentivando o retorno voluntário ao país de origem.

+ Trump foi informado de que seu nome estava nos arquivos de Epstein, diz jornal

"Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem", diz a publicação nas redes sociais da embaixada.

A mensagem vem acompanhada de uma imagem do filme E.T. - O Extraterrestre, clássico dirigido por Steven Spielberg, com a frase: "Até o E.T. sabia a hora de voltar para casa." Na história, um alienígena é deixado na Terra e é acolhido por uma família, que tenta ajudá-lo a retornar ao seu planeta.

Publicação da Embaixada dos EUA em que órgão incentiva brasileiros a deixar país | Foto: reprodução/X
Publicação da Embaixada dos EUA em que órgão incentiva brasileiros a deixar país | Foto: reprodução/X

O aplicativo CBP Home, desenvolvido pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) é voltado a imigrantes irregulares que optem por retornar voluntariamente aos seus países de origem, com suporte logístico e ajuda financeira.

+ Na OMC, Brasil critica tarifas de Trump: "arbitrárias e implementadas de maneira caótica"

Política migratória e tensão diplomática

A campanha ocorre em meio ao endurecimento das políticas migratórias implementadas desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca. O republicano estabeleceu a meta de capturar até 1.500 imigrantes ilegais por dia e defende o fim do direito à cidadania automática para crianças nascidas nos EUA cujos pais não sejam cidadãos, medida que está temporariamente suspensa por decisão judicial.

O incentivo ao retorno de brasileiros acontece em um momento de tensão comercial e diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Recentemente, Trump anunciou tarifa de 50% sobre importações brasileiras, e a relação entre os dois países se deteriorou após o presidente americano manifestar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no processo sobre tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade