Eleições nos EUA: Kamala e Trump empatam na primeira urna apurada
Pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, registrou 3 votos em cada candidato
Camila Stucaluc
A candidata democrata, Kamala Harris, e o rival republicano, Donald Trump, empataram na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire. A urna foi aberta por volta da meia-noite (2h no horário de Brasília) e encerrada poucos minutos depois. No local, onde há poucos moradores, Kamala e Trump ficaram com 3 votos cada.
+ Acompanhe a apuração em tempo real da Eleição nos Estados Unidos
Dixville Notch é conhecida por ser a primeira a iniciar a votação presidencial no país desde a década de 1960. Por tradição, todos os eleitores elegíveis se reúnem no Hotel Balsams para votar. Uma vez que as cédulas de papel são lançadas na urna, os votos são computados e o resultado é anunciado pouco tempo depois.
A última vez que a urna de Dixville Notch registrou um empate foi em 2012, quando Barack Obama (eleito) e Mitt Romney receberam 5 votos cada. Nos demais anos, os eleitores apostaram no Partido Democrata. Em 2020, todos os votos foram para o presidente Joe Biden. Já em 2016, Hillary Clinton recebeu 4 votos, ante 2 de Trump.
O empate de Kamala e Trump na pequena comunidade mostra a disputa acirrada no pleito deste ano. Segundo as médias das pesquisas eleitorais, a democrata, que entrou na corrida eleitoral após Biden desistir da reeleição por pressão do partido, contabiliza 48% das intenções de voto popular, enquanto Trump tem 47%.
+ Eleições nos EUA acontecem nesta terça (5); veja o que você precisa saber sobre o pleito
As margens das pesquisas, contudo, não conseguem prever o resultado do pleito. Isso porque os Estados Unidos usam um sistema de Colégio Eleitoral, que é quando cada estado recebe um número de votos de acordo com sua população, fazendo com que alguns estados tenham mais peso do que outros na hora da apuração.
Por exemplo, a Califórnia, com 39 milhões de habitantes, tem 54 votos, enquanto estados menores, como New Hampshire, que tem 1,4 milhão de habitantes, conta com apenas quatro votos. O candidato que ganha em um estado leva todos os votos daquele Colégio Eleitoral. É como se ele "zerasse" os votos recebidos pelo adversário no local.
Ao todo, os estados contabilizam 538 votos. Para ganhar a eleição, o candidato precisa de ao menos 270 votos.