Publicidade
Mundo

Donald Trump vence primárias presidenciais de Iowa

A ex-embaixadora da ONU Nikki Haley e o governador da Flórida, Ron DeSantis, buscam o segundo lugar no estado

Imagem da noticia Donald Trump vence primárias presidenciais de Iowa
Além de Trump, outras 18 pessoas foram denunciadas no caso | Flickr
Publicidade

Donald Trump venceu as primárias presidenciais de Iowa e começou com pé direito a corrida pela indicação presidencial republicana de 2024.

A ex-embaixadora da ONU Nikki Haley e o governador da Flórida, Ron DeSantis, buscam uma segunda colocação em Iowa, que lhes garantiria pelo menos algum impulso para as futuras disputas.

Diferentemente do Brasil, onde cada partido define os candidatos a partir de um processo fechado, nos Estados Unidos essa escolha é feita com a ajuda da população que vota. Cada estado tem uma regra.

No caso de Iowa, que tem três milhões de habitantes e apenas 1% do eleitorado, essa votação é chamada de "Caucus". São reuniões, que acontecem em vários locais, como igrejas e escolas, onde o nome do candidato é votado. A definição final de quem vai disputar a Casa Branca pelo partido, atualmente da oposição, acontece na convenção do meio do ano.

O ex-presidente Donald Trump concorre pela vaga com outros quatro republicanos: além de Nikky Haley e Ron de Santis, estão na disputa o empresário Vivek Ramaswamy e o ex-governador do Arkansas Asa Hutchinson.

Neste ano, apenas os republicanos vão votar para a escolha do candidato do partido no Caucus de Iowa. O partido Democrata decidiu fazer a largada eleitoral das primárias na Carolina do Sul, no começo de fevereiro.

A eleição acontece no dia 5 de novembro.

*com informações da Associated Press

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade