Debate nos EUA: 63% dos eleitores consideram que Kamala teve melhor desempenho do que Trump
Candidatos se enfrentaram pela primeira vez na noite de terça-feira (10); economia, imigração e aborto foram alguns dos temas abordados
A democrata Kamala Harris teve um desempenho superior ao do republicano Donald Trump no debate presidencial de terça-feira (10). É o que aponta uma pesquisa da CNN Internacional, na qual 63% dos eleitores consideraram a vice-presidente como “vencedora” do debate. Outros 37%, por sua vez, preferiram o desempenho de Trump.
+ Kamala ou Trump? Veja quem está à frente na disputa pela presidência dos EUA
Segundo o levantamento, os eleitores que assistiram ao debate saíram com uma “visão melhor” de Kamala em comparação às impressões pré-debate. No geral, a vice-presidente é vista como preferida para lidar com questões relacionadas ao aborto e à proteção da democracia, enquanto Trump obtém vantagem na economia e imigração.
Ao fim da noite, Kamala recebeu aprovação de 45% dos eleitores, número superior aos 39% que a viam favoravelmente antes do debate. No caso de Trump, a opinião positiva dos eleitores ficou em 39% – semelhante ao registrado antes do encontro com Kamala.
O resultado da pesquisa marca uma mudança em relação à reação ao debate presidencial de junho, quando 67% dos eleitores que acompanharam o confronto entre Trump e Joe Biden deram vitória ao republicano. O cenário gerou pressão no Partido Democrata, o que acabou fazendo Biden desistir da corrida eleitoral, abrindo espaço para Kamala.
Intenção de voto
Nas pesquisas eleitorais, Kamala e Trump estão empatados tecnicamente, com cerca de 48% das intenções de voto. Os candidatos ainda aparecem empatados ou com pouca diferença de vantagem nos estados pêndulos – onde não há histórico de vitória dos partidos Democrata e Republicano –, que são considerados decisivos para o pleito.
No último balanço do jornal The New York Times, por exemplo, os números foram:
- Wisconsin: Kamala 50%; Trump 47%;
- Michigan: Kamala 49%; Trump 47%;
- Pensilvânia: Kamala 49%; Trump 48%;
- Nevada: Kamala 48%; Trump 48%;
- Geórgia: Kamala 48%; Trump 48%;
- Carolina do Norte: Kamala 48%; Trump 48%;
- Arizona: Kamala 48%; Trump 48%.