Mundo

Curaçao: conheça o menor país a se classificar para a Copa do Mundo 2026

Ilha caribenha possui 155 mil habitantes e se destaca pelo turismo e praias paradisíacas

Imagem da noticia Curaçao: conheça o menor país a se classificar para a Copa do Mundo 2026
Com cerca de 155 mil habitantes, Curaçao será o país com menor população a disputar uma Copa do Mundo | Rampixel / Reprodução
Publicidade

A seleção de Curaçao garantiu nesta terça-feira (18) a primeira classificação de sua história para uma Copa do Mundo. O feito desta ilha no Caribe veio após um empate em 0 a 0 com a Jamaica, pelas Eliminatórias da Concacaf, assegurando vaga no Mundial de 2026.

Com cerca de 155 mil habitantes, Curaçao será o país com menor população a disputar uma Copa do Mundo. Até então, o recorde era da Islândia, que esteve no Mundial da Rússia em 2018.

A população de Curaçao é menor que o bairro Itaquera na zona leste de São Paulo com 550 mil habitantes e a cidade de Pirituba, na zona oeste, com 179 mil.

+ Veja quando será a próxima data Fifa e os jogos da selecao brasileira

Famosa pelo turismo

Curaçao está localizada ao norte da Venezuela e se destaca pelo turismo como papel importante na economia do país. A ilha reúne 35 praias, possui clima estável o ano inteiro e uma população formada por 55 culturas diferentes.

A capital Willemstad, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, é considerada uma das joias arquitetônicas da América Latina.

Com construções coloridas em estilo europeu, cafés, mercados locais e ruas históricas, a cidade oferece uma experiência rara na região

Apesar do turismo ser importante, a ilha é menos dependente do setor do que outros destinos caribenhos. Os principais visitantes vêm dos Países Baixos, Estados Unidos, América do Sul e ilhas vizinhas.

Seleção de holandeses

A seleção de Curaçao chama atenção porque boa parte dos seus jogadores nasceu, mora ou foi formada na Holanda.

O país foi administrado pelos holandeses entre 1815 e 2010. Após a dissolução das Antilhas Neerlandesas em 10 de outubro de 2010, tornou-se país de Curaçao.

Por causa dessa relação, muitos atletas cresceram em centros de alto nível do futebol holandês, como Ajax, Feyenoord e PSV, onde receberam formação profissional.

Mais tarde, ao chegarem ao futebol adulto, esses jogadores optaram por defender Curaçao, mantendo o vínculo cultural e familiar com a ilha.

Publicidade

Assuntos relacionados

Esporte
Turismo
Copa do Mundo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade