Corpo de refém brasileiro encontrado morto em Gaza é enterrado em Israel
Michel Nisenbaum foi feito refém pelo Hamas em outubro do ano passado e seu corpo foi encontrado na última sexta-feira (24)
O brasileiro Michel Nisenbaum, de 59 anos, morto pelo Hamas após ser feito refém, foi enterrado neste domingo (26), na cidade israelense de Ashkelon. O corpo da vítima foi recuperado pelo Exército de Israel de Gaza na última semana. A identidade dele foi confirmada na sexta-feira (24).
“As crianças vão crescer e se lembrar do avô heróico que você foi, que não teve medo dos terroristas e salvou pessoas no caminho. Graças a você, eles estão aqui. Eu te amo e sinto sua falta. Agora você está em casa”, disse Chen, uma das filhas do brasileiro, durante o cortejo.
A sobrinha do brasileiro, Ayala, pediu ao governo israelense para resgatar os reféns do Hamas “o mais rápido possível”. Segundo o jornal Times of Israel, “centenas” de pessoas acompanharam o funeral de Nisenbaum.
Nisenbaum teve seu corpo recuperado pelo Exército de Israel em Gaza. De acordo com as Forças Isralenses, ele havia sido feito refém pelo Hamas em 7 de outubro do ano passado, no ataque que deu início à guerra.
Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, Michel se mudou para Israel aos 12 anos e viveu no país por mais de 40 anos. Além dele, outros dois reféns, Hanan Yablonka e Orión Hernández, foram mortos no dia 7 de outubro de 2023, conforme informou o exército israelense.
No Brasil, a notícia foi recebida com profunda consternação. O governo brasileiro, que retirou seu embaixador de Tel Aviv em fevereiro após uma crise diplomática entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, manifestou suas condolências. Lula, por meio de suas redes sociais, lamentou o ocorrido e expressou solidariedade aos familiares de Michel Nisenbaum.
Segundo a Al Jazeera (emissora estatal da monarquia do Qatar), o conflito já matou 36.502 palestinos e 1.139 israelenses. As informações sobre Gaza são do Hamas e não há meios para verificar esses dados de maneira independente.