Exército de Israel afirma ter encontrado corpo de refém brasileiro do Hamas em Gaza
Forças de Defesa de Israel dizem que Michel Nisenbaum, de 59 anos, foi morto no ataque de 7 outubro de 2023
As Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês) afirmaram que encontraram corpo do brasileiro Michel Nisenbaum, de 59 anos. Ele não era visto desde 7 de outubro de 2023, quando Hamas atacou Israel. Desde então, era mantido refém pelo grupo extremista palestino.
De acordo com a IDF, Nisenbaum foi morto em 7 de outubro, em Israel, e levado para a Faixa de Gaza pelo Hamas.
Profissional da área de computação, ele era de Niterói (RJ), tinha dupla nacionalidade e morava na cidade israelense de Sderot, perto de Gaza, havia cerca de 40 anos. Deixa dois filhos e seis netos.
Além de Nisenbaum, uma operação noturna conjunta entre IDF e ISA (agência de inteligência de Israel) durante a madrugada em Jabaliya, no norte de Gaza, também recuperou corpos do israelense Hanan Yablonka e do franco-mexicano Orion Hernandez — ambos estavam no festival de música Supernova, atacado pelo Hamas.
"Continuaremos trabalhando para trazer todos os reféns para casa", disse a IDF, em nota postada na rede social X (ex-Twitter). Os três corpos foram levados para Israel.
Guerra
O conflito entre Israel e Hamas começou após o ataque de 7 de outubro, que deixou cerca de 1,2 mil mortos. O número de vítimas em Gaza já passa de 35 mil desde o início da guerra.
Segundo autoridades de Israel, o Hamas sequestrou cerca de 250 pessoas no ataque de 7/10. Cerca de 100 reféns seguem em poder do grupo extremista, com pelo menos 30 corpos ainda a serem recuperados.