Lula diz que reconhecimento da Palestina por países europeus é histórico
Espanha, Noruega e Irlanda anunciaram, na quarta-feira (22), o reconhecimento do Estado Palestino
Faixa de Gaza após seis meses de bombardeios israelenses | Reprodução/Twitter Al Jazeera
Raphael Felice
Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a decisão de Espanha, Noruega e Irlanda de reconhecer a Palestina como Estado é “histórica”. Segundo o presidente da República, a medida é positiva para chegar a um caminho de paz na região do Oriente Médio.
O chefe do Palácio do Planalto lembrou que o Brasil reconhece a Palestina nas fronteiras definidas desde 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, com Jerusalém Oriental como capital.
Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, comandado pelo Hamas, 35.800 pessoas morreram no território palestino desde o início da guerra com Israel, em 7 de outubro de 2023, após o ataque do grupo radical islâmico Hamas.
A decisão conjunta de Espanha, Noruega e Irlanda de reconhecer a Palestina como um Estado é histórica por duas razões. Faz justiça em relação ao pleito de um todo um povo, reconhecido por mais de 140 países, por seu direito à autodeterminação. Além disso, essa decisão terá efeito…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade