Coreia do Norte dispara míssil balístico de longo alcance capaz de atingir EUA
Esse foi o quarto teste de Pyongyang envolvendo o armamento em 2023; EUA, Japão e Coreia do Sul condenaram lançamento
A Coreia do Norte realizou um novo teste de míssil balístico de longo alcance nesta 2ª feira (18.dez). O lançamento foi identificado por autoridades da Coreia do Sul e do Japão, que informaram que o míssil voou cerca de 1 km e atingiu altitude máxima de 6 mil km antes de cair no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o vice-ministro da Defesa do Japão, Shingo Miyake, a arma pode ter um alcance de mais de 15 mil km, dependendo da trajetória e do tamanho da ogiva que carrega. "Nesse caso, todo o território dos Estados Unidos estaria dentro do alcance", disse Miyake.
Esse foi o quarto teste da Coreia do Norte envolvendo um míssil balístico de longo alcance neste ano. O último lançamento foi em julho, provocando alerta no Japão, uma vez que outros mísseis de Pyongyang já sobrevoaram o país. Em abril, por exemplo, um míssil desapareceu do radar, provocando a evacuação dos moradores de Hokkaido.
+ Defesa, ataque e barganha: a influência do poder nuclear da Coreia do Norte
Em nota conjunta, o Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos condenaram o novo teste norte-coreano, alegando que o lançamento constitui uma violação flagrante de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Os países afirmaram ainda que os testes ameaçam a paz e estabilidade regional.