Publicidade
Mundo

Condenação de Bolsonaro vira manchete em jornais pelo mundo

Julgamento "testou a maior democracia da América Latina", afirma o norte-americano "The New York Times"

Imagem da noticia Condenação de Bolsonaro vira manchete em jornais pelo mundo
Imprensa internacional repercute condenação de Bolsonaro
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na tarde desta quinta-feira (11) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. A notícia rapidamente se espalhou e virou manchete pelo mundo.

O jornal britânico The Guardian destaca a frase da ministra Cármen Lúcia, que alertou sobre o "vírus do autoritarismo", mas celebrou que "a democracia brasileira não foi abalada".

+ Futuro de Bolsonaro: especialistas divergem sobre regime inicial em caso de condenação, mas veem possibilidade de prisão domiciliar

Na Argentina, o El País afirma que Bolsonaro foi "condenado por liderar uma trama golpista para subverter o resultado eleitoral e permanecer no poder após ser derrotado nas eleições de 2022", e ressalta que "nunca um ex-presidente brasileiro ou militares haviam prestado contas à Justiça por uma tentativa de golpe. Até agora".

O Independent, do Reino Unido, detalhou os votos dos ministros, em especial de Fux, que causou "aparentes expressões de descontentamento de outros magistrados", e de Zanin, que acompanhou Moraes, mas discordou em relação às penas que considerou severas demais para outros participantes da tentativa de golpe.

+ Lula reage a voto de Fux em julgamento no STF: "É problema dele"

Já nos Estados Unidos, o The New York Times afirma que o julgamento "testou a maior democracia da América Latina, dominou manchetes no Brasil e no exterior e lançou dúvidas sobre o futuro jurídico e político da figura mais poderosa da direita brasileira".

O francês Le Monde relembra que o caso "desencadeou uma crise sem precedentes entre a principal potência da América Latina e os Estados Unidos" e "dividiu profundamente uma opinião pública ultrapolarizada".

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade