Publicidade
Mundo

"Cometa do Século": fenômeno atinge a distância mais próxima do Sol; saiba quando e como pode ser visto

Observatório Nacional aponta que o corpo celeste C/2023 A3 está a uma distância do astro-rei de aproximadamente 58,5 milhões de quilômetros

Imagem da noticia "Cometa do Século": fenômeno atinge a distância mais próxima do Sol; saiba quando e como pode ser visto
Cometa C/2023, conhecido como "Cometa do Século": registrado em 1º de agosto | José J. Chambó/Cometografia.ES
Publicidade

O corpo celeste com mais destaque em 2024, C/2023 A3, que carrega a fama de ser "Cometa do Século" pela chance de ter a maior luminosidade desde o astro Hale-Bopp, que brilhou no céu em 1997, está cada vez mais visível.

Nesta sexta-feira (27), o cometa atinge o ponto mais próximo do Sol, um fenômeno conhecido como periélio. É isso que faz com que ele possa ser observado a olho nu antes que o sinal nasça, nos hemisférios Norte e Sul, onde o Brasil está localizado, a depender do pico de magnitude, que é brilho mais intenso do cometa durante a aproximação com o astro-rei.

De acordo com o Observatório Nacional, o "Cometa do Século" está a uma distância do Sol de aproximadamente 58,5 milhões de quilômetros.

Ou seja, os amantes da astronomia e os curiosos de plantão terão a chance de enxergar o "Cometa do Século" até o dia 2 de outubro, quando encerra a fase do periélio, segundo monitoramento da empresa de tecnologia Star Walk.

Fotos do sol tiradas em 7 de março pela Agência Espacial Europeia | Reprodução/ESA
Fotos do sol tiradas em 7 de março pela Agência Espacial Europeia | Reprodução/ESA

Brilho

Quanto menor o nível de magnitude de um cometa, mais ele brilha. Durante a noite, um astro pode ser visto a olho nu quando atinge uma escala de nível 4.

+ Caso Diddy: saiba a relação de famosos como Jay-Z, Justin Bieber e Usher com o rapper

Em 1997, o Hale-Bopp, um dos mais observados do século passado, alcançou a escala de -1,8 de magnitude. Atualmente, o C/2023 registra um nível de 2.6, sendo que deve chegar a 0.0 até 2 de outubro.

Dessa data a 9 de outubro, o "Cometa do Século" pode chegar a -3.0. Pesquisadores mais otimistas preveem que ele excederá a magnitude de -5.0. Caso chegue a esse nível, será visível a olho nu até nas manhãs pós-nascer do sol e, se não chegar, apenas com o uso de um celular ou telescópio.

Veja escala:

Escala de magnitude do Cometa do Século | Reprodução/Vito Technology
Escala de magnitude do Cometa do Século | Reprodução/Vito Technology

Veja percurso do cometa:

O percurso do "Cometa do Século" | Reprodução/Atlas
O percurso do "Cometa do Século" | Reprodução/Atlas

"Cometa do Século"

Esse cometa, um fenômeno formado por gases, gelo, pedras e poeira, foi descoberto no início de 2023 pelo Observatório Astronômico Zijinshan, conhecido como Observatório da Montanha Púrpura da China, e pelo telescópio do Sistema de Alerta Último de Impacto Terrestre de Asteroide (Atlas, na sigla em inglês), na África do Sul.

Publicidade

Assuntos relacionados

Ciência
Nasa
astronomia
sol
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade