Publicidade
Mundo

Clima extremo: sul da China é devastado por enchentes e nordeste do país sofre com falta de chuva

Com as dificuldades na safra, o preço do milho no mundo inteiro pode sofrer aumento nos próximos meses; o país é o segundo maior produtor

Imagem da noticia Clima extremo: sul da China é devastado por enchentes e nordeste do país sofre com falta de chuva
Publicidade

Em meio às ondas de calor que atingem o Hemisfério Norte, na Ásia, a China enfrenta dois eventos extremos ao mesmo tempo.

A região nordeste sofre com a falta de chuva e a seca fora de época ameaça mais de três milhões de hectares de plantações de milho. O país é o segundo maior produtor do mundo, atrás dos Estados Unidos e à frente do Brasil. Com as dificuldades na safra, o preço do produto no mundo inteiro pode sofrer aumento nos próximos meses.

Já na região sul da China, o problema é o oposto: tempestades provocaram alagamentos e deixaram mais de cinco mil famílias desabrigadas. Ao menos 38 mortes foram confirmadas, até agora.

As chuvas torrenciais desta semana na cidade de Meizhou, na província de Guangdong, levaram a inundações repentinas e deslizamentos de terra que destruíram milhares de casas, danificaram estradas e plantações e interromperam as comunicações e o fornecimento de energia.

Duas pessoas continuam desaparecidas no condado de Pingyuan, em Meizhou, informou a TV chinesa CCTV. A região tem sido atingido por uma quantidade incomum de chuvas nos últimos dias, após um início mais cedo do que o normal da temporada anual de enchentes.

As mortes durante enchentes anuais de verão na China caíram drasticamente em relação aos milhares que ocorriam todos os anos na década de 1990, pois as autoridades reforçaram as medidas de controle de enchentes, como barragens. No entanto, as condições climáticas extremas dos últimos anos, incluindo chuvas recordes, tornaram a China vulnerável a inundações intensas e desastres como deslizamentos repentinos de terra, geralmente em suas áreas montanhosas, porém populosas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade