Mundo

Chefe das Forças Armadas dos EUA na América Latina deixará cargo no final do ano

Decisão de Alvin Holsey acontece em meio ao aumento das tensões entre EUA e Venezuela

Imagem da noticia Chefe das Forças Armadas dos EUA na América Latina deixará cargo no final do ano

O almirante Alvin Holsey, que lidera as Forças Armadas dos Estados Unidos na América Latina, deixará o cargo no final deste ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, em meio ao aumento das tensões entre os EUA e a Venezuela.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Em publicação no X, Holsey confirmou que se aposentará em 12 de dezembro, sem detalhar os motivos.

“Foi uma honra servir nossa nação, o povo norte-americano e apoiar e defender a Constituição por mais de 37 anos”, declarou.

Segundo uma fonte ouvida pela Reuters, havia tensão entre Holsey e Hegseth a respeito das operações no Caribe, e já se especulava sobre uma possível demissão.

Holsey é um dos dois únicos oficiais negros de quatro estrelas a comandar um comando de combate dos EUA.

Intervenção da CIA na Venezuela

A saída de Alvin acontece em um momento de reforço militar dos EUA no Caribe em meio ao impasse entre Donald Trump e o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Nesta quarta-feira (15), o presidente americano autorizou a Agência Central de Inteligência do país (CIA, na sigla em inglês) a conduzir ações secretas na Venezuela.

Os EUA têm realizado ataques contra barcos suspeitos de tráfico de drogas na costa venezuelana, que deixaram ao menos 27 mortos.

Holsey é mais um de uma série de oficiais que deixaram seus cargos desde que Hegseth assumiu o comando do United States Department of Defense, incluindo Charles Q. Brown Jr. e Lisa Franchetti.

Últimas Notícias