Publicidade
Mundo

Chefe da ONU saúda cessar-fogo e pede que Israel e Hamas mantenham compromisso

António Guterres sinalizou que acordo pode ser primeiro passo para alcançar a paz e segurança na região

Imagem da noticia Chefe da ONU saúda cessar-fogo e pede que Israel e Hamas mantenham compromisso
Secretário-geral da ONU, António Guterres | Flickr
Publicidade

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, saudou o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Em declaração na quarta-feira (15), o diplomata parabenizou o Egito, o Catar e os Estados Unidos por mediarem as negociações e pediu que Israel e Hamas mantenham os compromissos estipulados.

+ Número de mortos em guerra na Faixa de Gaza passa de 46 mil

“Peço a todos que mantenham seus compromissos e garantam que este acordo seja totalmente implementado. A nossa prioridade deve ser aliviar o tremendo sofrimento causado por este conflito. Peço a todos que facilitem a ajuda humanitária rápida, desimpedida e segura para todos os civis necessitados”, disse Guterres.

O cessar-fogo entre Israel e Hamas será composto por três fases, que incluem a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos, começando no domingo (19). Guterres chamou o acordo de “um primeiro passo crítico”, mas ressaltou a importância de alcançar objetivos mais amplos, incluindo a integridade do Território Palestino Ocupado.

“Exorto os parceiros a aproveitar esta oportunidade para estabelecer um caminho político credível para um futuro melhor para palestinos, israelenses e a região em geral. Acabar com a ocupação e alcançar uma solução negociada de dois estados, com Israel e Palestina vivendo lado a lado em paz e segurança, continua sendo prioridade”, disse.

“A unidade palestina é essencial para alcançar paz e estabilidade duradouras, e enfatizo que a governança palestina unificada deve continuar sendo uma prioridade máxima. Somente por meio de uma solução viável de dois Estados as aspirações de ambos os povos podem ser realizadas”, acrescentou o diplomata.

Guterres concluiu ressaltando que a ONU permanece firme no compromisso de apoiar os esforços que promovam a paz e estabilidade para o povo palestino e israelense.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade