Catedral de Notre-Dame revela novo interior dias antes de reabertura na França; veja
Destruído por um incêndio em 2019, monumento será reinaugurado em 8 de dezembro, após 5 anos de trabalhos e um investimento de 700 milhões de euros
SBT News
Após mais de cinco anos de obras, a Catedral de Notre-Dame, em Paris, está pronta para reabrir ao público. Nesta sexta-feira (29), o presidente francês Emmanuel Macron visitou o icônico monumento, que voltará a ser um dos principais centros religiosos e turísticos do país a partir de 8 de dezembro.
+ Pesquisadores brasileiros desenvolvem pele artificial 3D mais parecida com a humana
O incêndio que destruiu parte da catedral em 2019 resultou em um dos maiores projetos de restauração já realizados, com custo estimado de 700 milhões de euros. A reabertura marca também um novo capítulo nos 860 anos de história da catedral, construída no século XII, que testemunhou eventos como a coroação de Napoleão e cerimônias em memória das vítimas de ataques terroristas.
Em visita televisionada, Macron, acompanhado por sua esposa Brigitte e o arcebispo de Paris, admirou os tetos reconstruídos e a pedra calcária restaurada, limpa da fuligem do incêndio e da sujeira acumulada ao longo dos séculos.
Embora o exterior do prédio ainda esteja em obras, o interior já exibe um visual renovado, como mostrou a transmissão feita pelo governo francês. Técnicas modernas e métodos artesanais medievais foram combinados para reparar os danos. Cerca de 2.000 carvalhos foram utilizados para reconstruir o telhado e a torre, agora restaurados à sua glória original.
+ 13º salário: primeira parcela deve ser paga até hoje (29); veja o que fazer se empresa não pagar
No dia 7 de dezembro, Macron retorna à catedral para fazer um discurso, seguido de uma missa solene para consagrar o novo altar, encerrando oficialmente o projeto de restauração.