"Trump não tem medo de usar poder econômico e militar para proteger a liberdade de expressão", diz porta-voz da Casa Branca
Karoline Leavitt respondeu à questionamento de jornalista se Trump cogitava adotar medidas adicionais contra o Brasil por supostamente praticar a censura
Sofia Pilagallo
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta terça-feira (8), em coletiva de imprensa, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não tem medo de usar o poder econômico e militar do país para proteger a liberdade de expressão no mundo.
A declaração veio em resposta à pergunta do jornalista americano Michael Shellenberger, que questionou se Trump cogitava adotar medidas adicionais contra certos países, a exemplo do Brasil, que, segundo ele, "não só estão praticando a censura, mas também impedindo políticos de concorrer às eleições".
"A liberdade de expressão é, sem dúvida, a questão mais importante do nosso tempo. Ela está consagrada em nossa Constituição, e o presidente acredita fortemente nela", afirmou Karoline.
+EUA prometem ações contra Alexandre de Moraes após 7 de setembro
"Não tenho nenhuma ação adicional para apresentar a você hoje, mas posso te dizer que esta [a liberdade de expressão] é uma prioridade para o governo e o presidente não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo", acrescentou.
Shellenberger apontou que, além do Brasil, alguns países da Europa também estão adotando a censura e impedindo que certos políticos concorram às eleições. Ele citou o exemplo da França e da Romênia, por exemplo, onde Marine Le Pen e Calin Georgescu, ambos políticos de extrema direita, foram barrados da corrida eleitoral.
Enquanto Marine Le Pen foi condenada pelo desvio de recursos, Georsescu está sob investigação criminal por seis acusações. Entre elas estão filiação a uma organização fascista e comunicação de informações falsas sobre financiamento de campanha.