Caixão do Papa Francisco é fechado no Vaticano
Ritual teve presença de alguns religiosos e familiares próximos; funeral acontece sábado (26), com a presença de líderes mundiais e fiéis
SBT News
O caixão com o corpo do papa Francisco foi fechado nesta sexta-feira (25) durante uma cerimônia privada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, de acordo com o portal Vaticano Notícias.
+ Lula reza em velório do papa Francisco: "Emoção e devoção com todos que vieram prestar homenagens"
O rito foi conduzido pelo cardeal camerlengo, Kevin Joseph Farrell, e contou com a presença de alguns religiosos e familiares próximos. A celebração, fechada ao público, terminou por volta das 21h no horário local (16h em Brasília).
Durante o ritual, um véu branco foi colocado sobre o rosto de Francisco, e água benta foi aspergida sobre o corpo do papa. Depois, o camerlengo depositou no caixão medalhas cunhadas ao longo do pontificado de Francisco e um documento conhecido como "rogito", que traz a biografia e os feitos do pontífice.
Em seguida, a urna foi lacrada com duas tampas: uma de zinco, que foi soldada, e outra de madeira. Ambas levam gravados a cruz, o nome e o brasão do papa.
Conforme o cronograma, o funeral será realizado no sábado (26), na frente da Basílica de São Pedro, com missa às 10h (5h no horário de Brasília). O rito, que será comandado pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, contará com a presença de 130 delegações, incluindo 50 chefes de Estado, 10 representantes da realeza e milhares de fiéis.
Depois da cerimônia, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro, de onde seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore. O sepultamento será feito em um túmulo simples, sem decoração especial. As orientações foram deixadas no testamento do pontífice, que também pediu que a lápide tenha uma única inscrição: Franciscus.
Veja fotos da cerimônia abaixo:


