Brasileiros em Orlando se mobilizam para doações ao Rio Grande do Sul
Campanha acontece em diversos pontos de arrecadação, principalmente em comércios brasileiros que, agora, se transformaram em centros de coleta para doações
Patricia Maldonado
Em meio a uma onda de ajuda internacional, em razão dos estragos causados pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul, a comunidade brasileira que vive em Orlando, nos Estados Unidos, se mobiliza para organizar doações para o estado. A campanha acontece em diversos pontos de arrecadação, principalmente em comércios brasileiros que, agora, se transformaram em centros de coleta, com doações chegando constantemente.
O pastor Ronaldo Fiore, que coordena uma dessas iniciativas, mostra um caminhão cheio de doações. "Esse caminhão aqui a gente recebeu de Tampa. Hoje à noite, nós vamos receber oito carretas vindas de Nova York para cá", afirma ele em entrevista ao SBT Brasil.
O trabalho é intenso. Voluntários trabalham dia e noite separando as doações: roupas, sapatos, roupas de cama, fraldas, entre outros itens. A enfermeira Thais Botelho, uma das voluntárias, diz que o apoio é especial quando as doações envolvem itens infantis. "Eu sou mãe de três crianças. Quando chegam coisas de crianças aqui... é uma sensação única, não tem nem o que falar", comenta ela.
Não são apenas os brasileiros que estão se mobilizando para ajudar. "A forma como os americanos realmente se comoveram, fizeram acontecer e trouxeram doações nos impactou. A gente ficou em choque", relata a empresária Victoria Nassif.
A mobilização também tem movimentado outros setores. Nelson Ramos Júnior, dono de uma churrascaria em Orlando, abriu o restaurante para receber doações e também organizou uma festa para arrecadar fundos. "Vamos ter uma festa sábado e 100% do dinheiro será doado. A comida foi doada por mim e as bebidas por uma empresa de Miami", explica ele, informando que todo o dinheiro será usado para comprar cestas básicas e água no Brasil.
A mobilização da comunidade brasileira em Orlando é tão forte que sensibilizou uma companhia aérea brasileira, que concordou em transportar todas as doações sem custo para o Rio Grande do Sul na próxima semana. Para muitos brasileiros que vivem longe do país, contribuir com as vítimas das enchentes no sul do Brasil é uma forma de manter a conexão com a terra natal.
"É incrível ver a força da comunidade brasileira fora do Brasil, como se unem em momentos de adversidade como agora. Todo mundo larga tudo e vem para cá para ajudar o mais rápido possível. É realmente muito bonito o que está acontecendo", confessa o empresário Alejandro Pezzini.