Publicidade
Brasil

Nível do Guaíba baixa de 5 metros pela primeira vez desde início das chuvas no RS

Lago de Porto Alegre ainda está acima do nível de inundação

Imagem da noticia Nível do Guaíba baixa de 5 metros pela primeira vez desde início das chuvas no RS
Nível do Rio Guaíba alcança novo recorde de cheia | Agência Brasil
Publicidade

O nível da água do Guaíba, em Porto Alegre, baixou do nível de 5 metros pela primeira vez em cinco dias e chegou a 4,89 m nesta quinta-feira (9), segundo a prefeitura da capital gaúcha.

O Guaíba ainda está 1,89 m acima da cota de inundação, mas mantém a tendência de redução do nível de água do lago, que havia descido 19 centímetros na quarta-feira (8).

Na tragédia climática gaúcha, o Guaíba bateu seu recorde de nível de água, superando as chuvas de 1941 na capital, quando chegou a 4,76 metros de altura. O nível atual da água continua acima daquela crise.

As fortes chuvas que assolam mais de 400 municípios no território gaúcho e inundaram o Guaíba causaram uma série de cheias em Porto Alegre. Veja abaixo imagens de satélite que mostram o impacto das inundações na cidade:

Números da tragédia

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou na tarde desta quinta-feira (9) os danos causados pelas fortes chuvas no estado. Veja abaixo as principais atualizações:

  • 107 mortes confirmadas
  • 134 desaparecimentos
  • 754 pessoas feridas
  • 431 municípios afetados
  • 68.519 pessoas em abrigos
  • 327.105 pessoas desalojadas
  • 1.742.969 pessoas afetadas

No boletim anterior divulgado pelo órgão, os desalojados eram 165.112 e as pessoas afetadas eram 1.482.006.

Parte dos aumentos expressivos é explicada pela retomada de acesso dos municípios aos sistemas de registro de danos, segundo a Defesa Civil.

No auge das inundações, cidades inteiras ficaram sem energia e internet, prejudicando a atualização de informações da tragédia pelas autoridades. O Ministério das Comunicações anunciou o direcionamento de recursos para reconstruir a rede dessas áreas.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade