Publicidade
Mundo

Brasileira lê 'Oração Universal' em missa de abertura do Conclave

Jornalista gaúcha, Andressa Collet, mora há mais de dez anos na Itália e é colaboradora do Vatican News

Imagem da noticia Brasileira lê 'Oração Universal' em missa de abertura do Conclave
Andressa Collet leu trecho da oração em português | Reprodução Vatican News
Publicidade

Andressa Collet, jornalista brasileira, participou da missa Pro eligendo Pontifice, que marca a abertura do conclave, que vai escolher o novo papa, na manhã desta quarta-feira (7). A cerimônia aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e a gaúcha leu a Oração Universal em português.

+ "Poderia ser um brasileiro também, ninguém está excluído", diz Dom Raymundo, sobre escolha do próximo papa

A brasileira natural de Erechim (RS) é jornalista especializada em temas religiosos e colabora com o Vatican News, veículo oficial de comunicação do Vaticano, desde 2019. Ela vive em Roma, na Itália, com o marido e os filhos.

Em suas redes sociais, há uma foto compartilhada pelo perfil oficial do Vatican News, em fevereiro de 2021, em que ela se encontra com o papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril. Posts dos bastidores do Vaticano e reflexões sobre fé e espiritualidade também foram publicadas por Andressa.

A Oração Universal é uma prece coletiva em que a comunidade reunida manifesta os pedidos e agradecimentos a Deus. Ela também é conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces.

+ Conclave: conheça as curiosidades da votação para eleger novo papa

Conclave

O processo de escolha do novo papa começou nesta quarta-feira (7). Ao todo, 133 cardeais de 70 países participam da votação secreta, conhecida como conclave, que acontece na Capela Sistina, localizada no Vaticano. São necessários pelo menos dois terços dos votos (89) para eleger o novo líder da Igreja Católica.

Os cardeais votam duas vezes pela manhã e duas à tarde. Ao final de cada votação, as cédulas com os votos são queimadas com um produto químico que produz ou fumaça preta – indicando que não houve consenso entre os cardeais – ou fumaça branca – confirmando a escolha de um novo papa.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade