Publicidade
Mundo

Brasileira está desaparecida há 20 dias em Portugal: "Situação desesperadora", diz irmão

Namorado comunicou sumiço, mas parou de fazer contato com parentes; um familiar da maranhense viajou ao país europeu em busca de respostas

Imagem da noticia Brasileira está desaparecida há 20 dias em Portugal: "Situação desesperadora", diz irmão
Francisca Maria Sousa dos Santos: família não tem contato há semanas | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

Francisca Maria Sousa dos Santos, de 44 anos, é natural do Maranhão e vive em Portugal desde 2022. Há exatos 20 dias, a família dela não recebe o "bom dia" que era diário. O boletim de ocorrência de desaparecimento foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria do Maranhão no dia 23 de junho.

De acordo com a família, o aviso do sumiço da Francisca chegou por meio de uma ligação do namorado dela, conhecido apenas como Luís, que desde então não mantém mais contato com os familiares brasileiros.

Irmão da brasileira desaparecida pede ajuda nas redes sociais | Reprodução
Irmão da brasileira desaparecida pede ajuda nas redes sociais | Reprodução

Francisca deixou o Brasil em busca de melhores condições de vida, deixando um filho aos cuidados de uma irmã no estado do Piauí. Em Portugal, morava em Tabuaço, Distrito de Viseu, onde foi cuidadora de idosos e, mais recentemente, trabalhava em um restaurante.

+ Vídeo mostra menina de 12 anos antes de desaparecer no litoral de SP

Quando os patrões de Francisca tomarem conhecimento do desaparecimento, registraram boletim de ocorrência na Polícia Judiciária de Portugal, que está a cargo da investigação.

Família busca respostas e pede ajuda a autoridades

Maria Alves é prima de Francisca e mora em Brasília e conta que toda a família está desesperada pela falta de notícias da brasileira. "A Francisca é uma menina bem alegre, se dá bem como todo mundo e é muito trabalhadeira. A família é muito humilde e está muito preocupada porque ninguém sabe de nada, não se tem nenhuma notícia dela. Uma vaquinha foi feita para que o irmão dela pudesse ir até Portugal tentar encontrá-la", narrou.

Antônio José Sousa dos Santos chegou em Portugal no dia 6 de julho e segue à procura da irmã. Ele relatou que esteve no Consulado Brasileiro no Porto, região mais próxima ao distrito onde Francisca mora. No entanto, foi informado de que a representação diplomática não poderia fazer nada, uma vez que não são responsáveis pela investigação.

+ Caso Juliana Marins: nova autópsia aponta morte por traumas provocados por queda

"Eles poderiam nos auxiliar de alguma forma, seja entrando em contato com a Polícia Judiciária e passar informação para a família, ou ajudando na divulgação do desaparecimento. Só recebemos respostas negativas e já estamos há 20 dias nesse desespero", desabafa.

A principal reclamação dos familiares é a falta de informação e morosidade das investigações, pois temem que algo de ruim tenha acontecido com Francisca. "A polícia de lá diz que está procurando por ela, que está investigando, mas está demorando muito. Não temos nenhuma notícia. Só queremos que esse caso não fique sem respostas", desabafa a prima Maria Alves.

O irmão de Francisca Maria também faz um apelo: "Nós estamos desesperados à procura de minha irmã. E o que a gente tem de resposta é que a gente aguarde, aguarde e aguarde. Falamos todos os dias com a Judiciária, mas só pedem para aguardar. Eu peço ajuda às autoridades do Brasil, Itamaraty, para tentar intermediar isso para ver se resolve logo essa situação, que é desesperadora para a gente".

O Itamaraty ainda não retornou o contato do SBT.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade