Brasileira e italiano morrem em choque de paraquedas na Itália
Vítimas são Violetta Laiketsion, de 63 anos, e Ermes Zampa, de 70, ambos paraquedistas experientes; incidente foi uma fatalidade

Sofia Pilagallo
Uma brasileira e um italiano morreram, no domingo (14), após seus paraquedas se chocarem durante a fase final de um salto no aeroporto de Fano, na Itália. As vítimas são Violetta Laiketsion, de 63 anos, e Ermes Zampa, de 70. As informações são do jornal La Repubblica.
Violetta e Ermes embarcaram em um avião com 14 pessoas para saltar de uma altitude de 4.200 metros. Ele foi o primeiro a abrir o paraquedas, junto com dois amigos. Violetta, que estava filmando, saltou por último, acompanhada por um instrutor e outro passageiro. É possível que ela tenha filmado o incidente.
Segundo o diretor da escola de paraquedismo de Fano, Roberto Mascio, que testemunhou a tragédia, Violetta e Ermes estavam em posição paralela, aterrissando a cerca de 30 a 50 metros do chão, quando ficaram enroscados um no outro. Ele afirmou que ambos eram paraquedistas experientes e que o incidente foi uma fatalidade.
"O velame [a asa] permanece inflado enquanto houver peso, mas se esse peso for removido, mesmo que por um instante, ele colapsa", explicou. "Infelizmente, eles estavam perto demais do chão, não houve tempo suficiente para abrir o paraquedas de emergência. Já vi isso acontecer com dois paraquedas mais altos, e isso nos permitiu evitar o pior."
Os serviços médicos de emergência e um helicóptero de resgate dos Carabineri — uma das quatro forças armadas da Itália — responderam à ocorrência. Imagens de câmeras de segurança serão analisadas para o esclarecimento total dos fatos.
Ermes, natural de Fano, deixa a esposa e dois filhos. Já Violetta, cujo local exato de nascimento é incerto, morava em Rimini, cidade costeira no nordeste da Itália. Nas redes sociais, ela compartilhava sua paixão pelo paraquedismo, pela praia e por gatos.









