Biden vai se reunir com Lula durante visita ao Rio para o G20
Casa Branca também confirmou o encontro do presidente americano com lideranças locais indígenas na Amazônia
Washington DC - Dois países latinos em uma semana. A Casa Branca confirmou nesta quinta-feira (7), que Joe Biden viajará ao Peru de 14 a 16 de novembro e, em seguida, irá ao Brasil entre os dias 17 e 19 de novembro.
A primeira parada do presidente americano será a Amazônia. Biden vai desembarcar em Manaus e irá visitar a floresta amazônica onde, segundo o governo americano, vai se reunir com líderes locais, indígenas e outras lideranças que trabalham para proteger o ecossistema. Será a primeira visita do tipo de um presidente americano.
No Rio de Janeiro, Biden vai se reunir com Lula às margens do G20. A Casa Branca informou que a intenção do presidente americano será reforçar a liderança americana em relação aos direitos dos trabalhadores e também no investimento da energia limpa.
O governo americano afirma que a gestão atual tem interesse em demonstrar a vontade de Biden em trabalhar em conjunto com países em desenvolvimento para a conquista de valores conjuntos.
Telefonema
Nesta tarde (7), Biden e Lula falaram por telefone. O presidente americano, segundo o governo americano, “parabenizou Lula pelo sucesso do Brasil na liderança do G20 e destacou o progresso do governo do Brasil em melhorar os direitos dos trabalhadores e combater a fome e a pobreza”.
Biden também desejou recuperação plena a Lula de seu ferimento recente. O presidente brasileiro teve uma queda que resultou em um corte na nuca. Os dois líderes concordaram em continuar com contato próximo para tratar de interesses em comum.