Benjamin Netanyahu demite ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant
Primeiro-ministro de Israel teve diversas divergências com Gallant sobre a condução da guerra em Gaza
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, demitiu o ministro da Defesa do país, Yoav Gallant, nesta terça-feira (5). Em seu anúncio, Netanyahu disse que houveram "lacunas significativas" e "crises de confiança" entre os dois.
+ Eleições nos EUA acontecem nesta terça (5); veja o que você precisa saber sobre o pleito
"No meio da guerra, mais do que nunca, é requerida confiança plena entre o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. [...] Infelizmente, mesmo que nos primeiros meses da ofensiva houvesse tal confiança e houvesse um trabalho muito frutífero, nos últimos meses essa confiança foi quebrada entre mim e o ministro da defesa", disse o primeiro-ministro israelense.
No início do conflito, quando a guerra acontecia apenas em Gaza, as autoridades de Israel assumiram um tom unânime em responder os ataques do Hamas. Contudo, quando o conflito se expandiu para o Líbano, Netanyahu defendia uma pressão militar constante contra os "inimigos" e Gallant adotou uma postura mais pragmática, afirmando que o exército israelense já havia criado as condições necessárias para uma resolução diplomática.
Yoav Gallant será substituído pelo ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz, homem de confiança no governo de Netanyahu. Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores será assumido por Gideon Saar, um antigo rival do primeiro-ministro.
*com informações da AP News