Avião militar cai e deixa ao menos 46 mortos no Sudão
Oficiais militares de alta patente, como major-general e tenente-coronel, além dos tripulantes da aeronave e civis estão entre as vítimas

Derick Toda
Uma avião militar caiu e deixou ao menos 46 pessoas mortas na cidade de Omdurman, no Sudão. Mulheres e crianças estão entre as vítimas no acidente que ocorreu nesta terça-feira (25). Até o momento, não há informações sobre o que causou a queda da aeronave.
+ VÍDEO: avião comercial quase colide com jato em aeroporto de Chicago (EUA)
O avião militar Antonov havia decolado da base aérea de Wadi Seidna, ao norte da cidade, quando atingiu uma área residencial. Ao menos dez pessoas ficaram feridas após serem atingidas no solo. O caso é um dos acidentes aéreos mais mortais no país na últimas duas décadas.
Oficiais militares de alta patente, como o major-general Bahr Ahmed e o tenente-coronel Awad Ayoub, além dos tripulantes da aeronave e civis estão entre os mortos, de acordo com uma autoridade do exército.
+ Avião dos EUA é escoltado por caças italianos após ameaça de bomba
O acidente aéreo foi o segundo em menos de 24 horas no Sudão. As Forças de Apoio Rápido paramilitares, que estão em guerra com o exército desde 2023, derrubaram uma aeronave oficial na cidade de Nyala.
Em 2020, pelo menos 16 pessoas morreram quando um avião militar, um Antonov An-12 russo, sofreu uma queda na região oeste de Darfur. Em 2003, um avião civil da Sudan Airways caiu em uma encosta enquanto tentava fazer um pouso de emergência. Ao todo, 116 pessoas morreram e apenas um garoto sobreviveu ao acidente.
*Com informações da Associated Press