Avião de carga derrapa na pista e cai no mar ao pousar em Hong Kong; duas pessoas morreram
Acidente envolveu aeronave operada pela transportadora turca ACT Airlines em nome da Emirates; causa será investigada
Reuters
Um avião de carga derrapou na pista e caiu no mar ao pousar no Aeroporto Internacional de Hong Kong na madrugada desta segunda-feira (20), no horário local. Segundo a operadora do terminal aéreo, a aeronave colidiu com um veículo de patrulha antes de cair no mar, matando dois funcionários.
O acidente envolveu um avião operado pela transportadora de carga turca ACT Airlines em nome da Emirates. Ao todo, a aeronave transportava quatro tripulantes. Todos foram resgatados com vida, após o avião ficar submerso no mar.
Em nota, a Emirates afirmou que os tripulantes "passam bem e estão recebendo atendimento médico". A aeronave não transportava carga no momento do acidente, informou a empresa (leia a nota da Emirates, na íntegra, abaixo).
Steven Yiu, diretor-executivo de operações aeroportuárias da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong, disse que as equipes ainda estão investigando a causa exata do acidente. Algumas hipóteses estão sendo consideradas, como o clima e as condições da pista e da aeronave.
Uma gravação do controle de tráfego aéreo indicou que o piloto do avião confirmou planos de pousar na pista 07L, onde ocorreu o acidente, mas não relatou nenhum problema técnico na gravação.
Yiu afirmou que a autoridade aeroportuária forneceria toda a assistência e apoio necessários à família, acrescentando que os dois funcionários que morreram trabalharam no aeroporto por sete e 12 anos, respectivamente.
Voos não foram afetados
Os voos no aeroporto de Hong Kong não foram afetados, disse Yiu, acrescentando que a pista norte do aeroporto, onde ocorreu o incidente, será reaberta após a conclusão das inspeções de segurança. As pistas sul e central estão operando normalmente.
Leia nota da Emirates na íntegra:
"A Emirates confirma que o voo EK9788, que sofreu danos durante o pouso em Hong Kong em 20 de outubro de 2025, era uma aeronave de carga operada pela ACT Airlines, sob contrato de wet lease (modelo no qual uma companhia aérea fornece a outra uma aeronave completa, incluindo a tripulação de voo e de cabine, além de manutenção e seguros). A aeronave, um Boeing 747-400 de matrícula TC-ACF, não transportava carga no momento do incidente.
Os quatro tripulantes a bordo passam bem e estão recebendo atendimento médico. A Emirates manifesta suas condolências às famílias e colegas dos dois funcionários do aeroporto que perderam a vida em solo.
A companhia permanece à disposição para colaborar com a investigação conforme necessário. A operadora, ACT Airlines, junto com as demais partes envolvidas, está cooperando plenamente com as autoridades na apuração do caso."









