Publicidade
Mundo

Ataques no Iêmen aumentam a tensão no Oriente Médio

EUA e Reino unido responderam ofensiva do grupo rebelde Houthis na região

Imagem da noticia Ataques no Iêmen aumentam a tensão no Oriente Médio
Publicidade

Os Estados Unidos e o Reino Unido atacaram regiões do Mar Vermelho controladas pelos Houthis, do Iêmen, entre quinta e sexta-feira (11 e 12). De acordo com o grupo rebelde, pelo menos cinco pessoas morreram e outras seis ficaram feridas. O comando da Força Aérea dos EUA no Oriente Médio, disse que mais de 60 alvos foram atingidos em 16 locais diferentes.

De acordo com o presidente dos EUA, Joe Biden, os bombardeios tinham como objetivo demonstrar que não serão tolerados ataques incessantes dos Houthis no Mar Vermelho.

“Esses ataques são uma resposta direta aos ataques Houthi sem precedentes contra navios marítimos internacionais no Mar Vermelho – incluindo o uso de mísseis balísticos antinavio pela primeira vez na história”, disse Biden em comunicado. O presidente dos EUA também disse que os ataques colocaram pessoas em perigo e comprometeram o comércio. “Não hesitarei em tomar medidas adicionais para proteger o nosso povo e o livre fluxo do comércio internacional, conforme necessário”.

Já o Reino Unido confirmou que atingiu uma área na cidade de Bani que funcionava para lançar drones e um campo de aviação em Abbs, usando para lançar mísseis de cruzeiro.

Hussein al-Ezzi, representante do ministério dos Negócios Estrangeiros dos Houthis declarou que ““A América e a Grã-Bretanha terão, sem dúvida, de se preparar para pagar um preço elevado e suportar todas as terríveis consequências desta agressão flagrante”.

O que está acontecendo

Desde o começo da guerra entre Israel e o grupo Hamas na Palestina, os Houthis intensificaram bombardeios com drones e mísseis contra navios comerciais no Mar Vermelho. De acordo com os Houthis, os EUA e os aliados tentaram evitar um apoio do Iêmen à Palestina na guerra.

Mar Vermelho

O mar vermelho é uma região entre o Canal de Suez e o Estreito de Babelmândebe e a principal rota de ligação marítima entre a Ásia e a Europa.

Conflito histórico

O Iêmen foi alvo de ações militares dos Estados Unidos durante as últimas quatro presidências. A guerra começou quando os Houthis invadiram e tomaram a capital do país, Sanaa, em 2014. A Árabia Saudita entrou no conflito para tentar devolver o poder ao governo. A tensão ganhou proporções com o apoio do Irã aos Houthis.

*Com informações da Associated Press

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade