Publicidade
Mundo

Ataque israelense contra multidão que esperava ajuda humanitária em Gaza deixa ao menos 20 mortos

Número de feridos passa de 150; governo de Israel nega autoria dos disparos

Imagem da noticia Ataque israelense contra multidão que esperava ajuda humanitária em Gaza deixa ao menos 20 mortos
Publicidade

Ao menos 20 pessoas foram mortas em um novo ataque israelense na Faixa de Gaza, na noite de quinta-feira (14). A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde local, que disse que as vítimas estavam entre uma multidão que aguarda a distribuição de ajuda humanitária na rotatória Kuwait, no norte da Cidade de Gaza.

+ Guerra em Gaza matou 12,3 mil crianças em 4 meses

"O número de mortos no massacre na rotunda Kuwait junto ao Complexo Médico Al Shifa aumentou para 20 e 155 feridos", disse o Ministério da Saúde, em comunicado.

Inicialmente, a pasta tinha registrado 14 mortos no ataque em Kuwait, local designado, e autorizado por Israel, para a entrega de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a ação, contudo, aviões e drones israelenses lançaram rajadas de tiros contra a multidão que aguardava o fornecimento de alimentos.

Apesar dos relatos, também compartilhados por moradores, o governo israelense negou a autoria do ataque, dizendo que iria “analisar o incidente”.

Esta não é a primeira vez que as forças israelenses são acusadas de atirar contra a população de Gaza durante a distribuição de ajuda humanitária. No dia 29 de fevereiro, as autoridades palestinas disseram que os soldados abriram fogo contra civis que esperavam a entrega dos suprimentos no norte da região, matando mais de 100 pessoas.

+ Israel planeja enviar palestinos de Rafah para "ilhas humanitárias" antes de ofensiva terrestre

Na data, o governo israelense negou, por meio do porta-voz Daniel Hagari, o ataque, alegando que houve dois incidentes. No primeiro, dezenas de pessoas foram mortas ou feridas enquanto tentavam receber ajuda, sendo pisoteadas. Já o segundo foi causado pelo tumulto dos civis, que “ameaçou” as tropas israelenses e causou os disparos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Israel
Faixa de Gaza
Hamas
Morte
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade